Foto: Pedro Piegas (Diário)
Num primeiro momento, pode até soar estranho, mas o treinamento funcional para crianças existe e já é uma realidade em Santa Maria. Diferentemente do que a maioria pode vir a pensar, o objetivo do Crossfit Kids - modalidade voltada a alunos entre 5 e 12 anos de idade - é um só: incentivar os pequenos a realizar os movimentos de forma segura, com técnica correta e postura adequada.
Farmácia do Estado atenderá em novo local a partir de setembro
O diferencial, segundo profissionais, é que o treinamento voltado a crianças é realizado com o acompanhamento dos treinadores e elas são estimuladas a desenvolver suas necessidades neurológicas, cognitivas e motoras, conforme a idade.
- Nós começamos com o Crossfit Kids há três semanas. É um processo novo, então a gente está aprendendo junto com as crianças qual a melhor maneira de trabalhar com elas, tanto para desenvolver as capacidades físicas, como as capacidades motoras. O crossfit é uma modalidade ampla, abrangente e inclusiva, em que conseguimos alcançar todos os tipos de condicionamento físico - destaca Mateus Giacomini, treinador e proprietário da crossfit Vento Norte, localizada na Rua João Batista da Cruz Jobim, 1.455, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para esta semana
Através de brincadeiras e atividades lúdicas, os pequenos atletas se movimentam e desenvolvem, também, o lado psicológico e emocional, o espírito esportivo e o trabalho em equipe e disciplina. A ideia é proporcionar uma experiência divertida e, ao mesmo tempo, incentivar a criança a ter um estilo de vida mais ativo.
- Começamos com os amigos dos amigos, filhos dos alunos, e isso foi tomando uma proporção cada vez maior. Estamos bem felizes e realizados profissionalmente, tanto com a energia que as crianças nos passam como com a satisfação delas ao chegar em casa. A gente também quer desmistificar um pouco o que as pessoas pensam do Crossfit atualmente - explica Giacomini.
RESULTADOS
As aulas ocorrem duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, e duram cerca de 50 minutos. Hoje, estão matriculados 12 alunos. A Manuela Savoldi, 7 anos, é uma delas.
- Eu faço crossfit há quatro meses e, na verdade, a Manu sempre me acompanhou. Ela vinha comigo, ficava sentadinha no pufe e me perguntava se tinha aula para criança. Ela via meus movimentos e tentava copiar. Ela está adorando, se esforça e faz o melhor possível. Eu vejo que ela tem mais energia e à noite dorme mais cedo e bem melhor - observa Carolina Savoldi, 33 anos, mãe da Manuela.
VÍDEO+FOTOS: pedalada em alusão à esclerose múltipla reúne dezenas de participantes
Assim como a Carol, a maioria dos pais acompanha as atividades bem de pertinho, registrando cada movimento e incentivando os filhos. A ideia, conforme informou Giacomini, é abrir uma turma de Masters, em que os pais possam treinar no mesmo horário que os filhos, aproveitando para não ficar com tempo ocioso.